14/10/2016 10:10

Interiorização da Polícia Técnica: Um projeto que deu certo!

Como parte do processo de interiorização do Departamento de Polícia Técnica, a atual gestão que administra o DPT desde 2011, tem trabalhado na descentralização dos serviços oferecidos pelo Departamento.
Esse trabalho teve início, através de uma série de visitas, que foram realizadas com o objetivo de fazer um levantamento das necessidades do DPT. Obedecendo ao PLANESP (Plano Estadual de Segurança Pública) e como parte do Projeto de Interiorização da Polícia Técnica, daquele ano até agora, foram implantados 10 laboratórios no interior do Estado para análise de drogas e pesquisas biológicas.
Os laboratórios foram instalados nas sedes das seis Grandes Regionais (Feira de Santana, Barreiras, Itabuna, Irecê, Vitória da Conquista e Juazeiro), além das Coordenadorias de Valença, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim e Santo Antônio de Jesus.
“Foram inauguradas também as CRPTs que funcionam nos DISEPs (Distritos Integrados de Segurança Pública), uma construção modular que tem por finalidade manter no mesmo local, todas as ações integradas das polícias Civil, Militar e Técnica”, explicou Jorge Borges, Diretor do Interior. Foram entregues no ano de 2012, coletes balísticos para todas regionais, e capital, alem das viaturas e armamento. Já em 2015, foram adquiridos dois Scanner de Raio x, um para Salvador e outro para Itabuna.
De acordo com Alexsandro Fiscina,Diretor Adjunto do DPT, “além da pericia o aparelho traz mais segurança para o operador, uma vez que não há exposição à radiação”. Em 2014 foi realizado o concurso para reforçar o efetivo no interior do Estado. “Pode-se dizer, que a interiorização da Polícia Técnica já é uma realidade”, afirmou Elson Jeffeson, Diretor Geral do DPT .
Cronograma DPT

Laboratórios Inaugurados, Feira de Santana 2012, Ilhéus 2012, Senhor do Bonfim 2013, Vitoria da Conquista 2013, Itabuna 2014, Irecê 2014, Valença 2014, Teixeira de Freitas 2015, Juazeiro 2015, Barreiras 2016, Santo Antonio de Jesus 2016.
CRPT Inaugurada, Ilhéus 2012.
Reforma da CRPT, Brumado 2013, Itabuna 2014, Teixeira de Freitas 2014.
DISEP, Bom Jesus da Lapa 2015, Itapetinga 2016, Serrinha 2016.
DISEP, em construção, Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Itaberaba, Jequié, Porto Seguro.