• Programa de Estágio

26/02/2017 15:02

Laudos de lesões são entregues na hora

Os laudos das lesões corporais que não demandam realização de exames complementares são entregues em tempo real para ao Delegado da Polícia Civil. O serviço, disponível nos Postos Integrados dos circuitos do Carnaval, é realizado pelo Instituto Médico Legal Nina Rodrigues para dar mais agilidade ao inquérito policial.
“É com base nestes laudos que nós podemos qualificar o tipo penal”, pontuou o Delegado Giovanni Iran, Diretor Adjunto do Departamento de Polícia Metropolitana, ao explicar que de acordo com a lesão pode ser lavrado apenas um termo circunstanciado ou o flagrante.
O serviço é possível graças à implantação, desde o ano passado, do sistema de gestão de laudos da Polícia Técnica, o DPT SIS. O programa que tem um módulo específico para eventos permite a geração do registro, possibilitando ao médico iniciar e concluir o laudo fora da Instituição.
Além de dar mais rapidez ao inquérito, outro benefício da prestação deste serviço no circuito da festa é a diminuição das subnotificações. “Estamos nos Postos Integrados, por isso a vítima que vai prestar queixa nas centrais de flagrante pode no mesmo lugar fazer o exame”, apontou a Perita Médica Legal Tatiana Paraíso. Antes a pessoa só poderia fazer a perícia na sede do IMLNR, e “em muitos casos ela acabava desistindo de dar encaminhamento ao processo”, completou Tatiana.