27/02/2017 16:02

Exames definitivos de maconha e inalantes voláteis são entregues em até 24 horas

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia está entregando no prazo de até 24 horas os exames definitivos para as amostras de maconha e inalantes voláteis apreendidos durante o Carnaval em Salvador.
As perícias são realizadas através de métodos analíticos cujo propósito é a identificação dos princípios ativos. No exame da maconha é utilizada a cromatografia de camada delgada que aponta a presença do Delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), já nos inalantes, são procuradas as substâncias cloreto de etila, diclorometano, clorofórmio e éter etílico, todas proibidas pela Anvisa.
Para identificação dos inalantes é utilizado um Cromatógrafo que dispõe de uma biblioteca com mais de três mil substâncias. “O equipamento realiza a análise das drogas e compara com os dados existentes na biblioteca”, explicou a Perita Criminal Celinalva Oliveira. Além do princípio ativo, os exames definitivos podem apontar também outras substâncias que compõem a mistura.
Para facilitar o encaminhamento das perícias e entrega dos laudos, durante o Carnaval, os postos do DPT são instalados próximos às Centrais de Flagrante e unidades do DRACO (Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado). “O fato de estarmos próximos, trabalhando integrados no ambiente do Carnaval, nos permite realizar os procedimentos com mais assertiva, segurança e rapidez”, pontuou o Delegado Marcelo Sansão, Diretor do DRACO.