• Revista Terra Mãe
  • Programa Primeiro Emprego

28/12/2017 14:12

Regional de Euclides da Cunha produz primeiro laudo de Antropologia

A Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Euclides da Cunha elaborou o primeiro laudo de antropologia forense da CRPT de uma ossada encontrada na zona rural de Ribeira do Pombal. Os exames realizados proporcionaram a determinação da causa morte, apontaram as armas utilizadas e o tempo de morte da vítima.
A perícia na regional se tornou possível graças ao último concurso público realizado pelo Governo do Estado da Bahia que garantiu a formação completa da equipe com a chegada de uma perita Odonto-Legal e ampliação dos serviços prestados com a vinda de mais peritos médicos, criminais e técnicos.
“Ter os profissionais na própria regional facilita muito nossa atuação, podemos conversar com os colegas que trabalham na cena de crime, estamos mais próximos das famílias e isso dá mais celeridade ao trabalho e descentraliza a perícia”, pontuou Suzana Maciel Carvalho, Perita Odonto-Legal empossada em junho deste ano, ao explicar que antes os corpos tinham de ser enviados para Juazeiro.
Atuaram ainda neste caso o Perito Médico Legista Wilson Brandão Ribeiro, o Perito Criminal Adailton Celestino e a Perita Técnica Valéria Pereira Alves, que também tomou posse em junho, e realizou a identificação necropapiloscópica no corpo.
Além do primeiro laudo de antropologia a Coordenadoria identificou outros dois corpos através de fotografias do sorriso. “A complementação do quadro faz com que possamos aumentar a oferta do serviço e qualifica a produção da prova material”, justificou Wesley Lima, Coordenador de Euclides da Cunha.