• Educação
  • Mapa de Mídias
  • Pavimentação de vias urbanas e rodovias em Jaguaquara
  • Unidade básica de Saúde em Portelinha
  • Distrito integrado de  Segurança de  Serrinha
  • Ações Governo do Estado

Institucional IIPM

O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) foi criado por lei estadual em 1910. Seu nome homenageia o homem que deu início à identificação na Bahia, Pedro Augusto de Mello.
São realizados no IIPM os serviços de identificação civil, identificação criminal, identificação necropapiloscópica, identificação funcional e perícia papiloscópica.
O serviço de identificação civil pode ser realizado em domicílio (residências, hospitais e custodiados) para os impossibilitados de locomoção.
O IIPM produz anualmente cerca de 1 milhão trezentos e cinquenta mil (1.350.000) documentos de identidades civil para todo o estado da Bahia.
O IIPM utiliza o Sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado da Bahia (SIIDA-BA) com tecnologia AFIS (Automated Fingerprint Identification System) integrado ao Sistema AFIS Nacional do Departamento de Polícia Federal (DPF) para a realização do seu serviço.
O SIIDA-BA une a biometria das impressões digitais à tecnologia da informação, de forma a tornar ágil o processo de identificação, promover a sua ampla utilização e potencializar as vantagens inerentes à identificação biométrica, possibilitando desta forma, a certificação de identidade, que além de muito útil à criminalística, evita fraudes, e constitui-se em eficiente instrumento para salvaguardar direitos dos cidadãos.
A Carteira de Identidade é um documento que individualiza as pessoas por meio das impressões digitais, possui fé pública e validade em todo território nacional.
É instrumento necessário para inserção no mercado de trabalho, em planos sociais e assistenciais governamentais.
Legalmente não há restrição de idade para o requerimento da Carteira de Identidade.
Estando atendidas as exigências documentais, qualquer cidadão tem direito à obtenção da Carteira de Identidade.
Desde 06/03/2006, a primeira identificação (primeira via) é gratuita.
As ações estratégicas do IIPM têm compromisso com a inclusão social e o direito à cidadania.
Recomendar esta página via e-mail: