Notícias

03/01/2020 14:01

Perito de Genética Forense recebe homenagem do MJ

O Ministério da Justiça homenageou os integrantes do Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos do biênio 2018-2019. Entre os integrantes está o Perito Criminal da Coordenação de Genética Forense do DPT e representante dos estados da região Nordeste no Comitê, João Paulo de Oliveira.

A homenagem é um reconhecimento ao trabalho do Comitê. Dentre as ações podemos destacar os avanços na elaboração e execução do projeto de coleta de amostras de DNA dos indivíduos condenados para inclusão dos perfis nos bancos. Esse trabalho resultou em cerca de 60 mil perfis genéticos inseridos no Banco Nacional e na confirmação de 234 coincidências com indivíduos condenados.

Cada estado possui um banco com os perfis genéticos coletados tanto em local de crime, como dos indivíduos condenados, e este dados são compartilhados ainda com o Banco Nacional. “Esse trabalho permite descobrir se um condenado é responsável por outro crime diferente daquele pelo qual cumpre pena, por exemplo” explicou João Paulo.

O Comitê atuou também na modernização de laboratórios já existentes e na estruturação de novos 5 laboratórios de genética forense em estados que ainda não possuíam, além de elaborar e iniciar a execução de um projeto para processamento de amostras relacionadas a crimes sexuais.

Fonte: ASCOM-DPT

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.