Notícias

30/07/2020 11:07

1º Café com Ciência após o início da pandemia discute protocolos de controle a COVID19

Com o objetivo de compartilhar as ações de controle a disseminação da Covid 19 no Departamento de Polícia Técnica da Bahia aconteceu na manhã de hoje (30), o primeiro “Café com Ciência” após a pandemia do Novo Coronavirus, através da plataforma Teams.    

Dentre as ações estão à criação da Comissão Covid DPT para determinação dos protocolos de controle; no âmbito do IML foram estabelecidos a suspensão de procedimentos que gerem aerossol, seguindo a Portaria Conjunta 02 CNJ/MS de 04/2020; a priorização do exame ectoscópico, em conformidade com o art.162 do CPP, para casos de morte sem suspeita fundamentada de violência.

De acordo com a resolução 1779/2005 do Conselho Federal de Medicina, as mortes em domicílio, sem assistência e em locais sem Serviço de Verificação de Óbito (SVO) devem ser atendidas pelos serviços de saúde do estado ou município.

De acordo com o Diretor do IMLNR, o PML Mário Câmara, em Salvador o médico do Samu vai a residência e faz a verificação, se houver suspeita de violências ele pode acionar a Polícia Civil, se não, basta emitir a declaração de óbito, mesmo que seja necessário a indeterminação da morte.  

Quanto ao fluxo de pessoas nas unidades foram estabelecidas algumas regras como: acompanhantes só são permitidos para menores que farão exames de lesões, ou pessoas como dificuldade de locomoção. Uso obrigatório de máscaras, disponibilidade de álcool para servidores e cidadãos, desinfecção das instalações e equipamentos de uso coletivo e distribuição de equipamentos de proteção individual.

“As medidas de distanciamento e utilização de EPI´s são fundamentais para garantirmos o sucesso das ações, portanto, parabenizamos o esforço dos colegas na aplicação dos protocolos”, pontuou Alexsandro Fiscina, Chefe de Gabinete do DPT e Secretário da Comissão Covid DPT.

Além de Mário Câmara, também realizou apresentação o Perito Criminal e Coordenador da CRPT de Itabuna, Marco Antônio Lima.

Plataforma Teams – Em decorrência da pandemia os eventos do DPT serão realizados a partir de agora por plataformas digitais. “Este é um formato que se mostrou muito válido e, certamente, vamos repetir em outras oportunidades”, pontuou Elson Jeffeson, Diretor do DPT, ao reforçar a aproximação entre capital e interior, garantindo a participação de todos.

 

 

Fonte: ASCOM-DPT

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.